Editais
Publicado em
2/9/21

SUS-BA divulga edital para a prova de residência médica 2022

Escrito por:
SUS-BA divulga edital para a prova de residência médica 2022

Olá, futuros residentes!

Temos uma novidade fresquinha para vocês! O edital da SUS-BA já foi liberado!

Inscrições para a SUS-BA

Antes de tudo, já gostaríamos de avisar, preparem o bolso, porque a taxa de inscrição ficou mais cara. Ela agora é no valor de R$ 724,80.

As inscrições ficam abertas de 02/09 até o dia 01/10. Elas são feitas exclusivamente pela internet, através deste site. Vale lembrar que a sua inscrição só será computada se o pagamento for efetivado. Então não deixa para última hora, fique atento aos prazos.

É preciso lembrar também que este certame reserva vagas para militar, mas depende da especialidade. Se esse for o seu caso, é bom dá uma olhada no quadro de vagas.

Ah! Só é possível se inscrever em apenas uma especialidade, visse?!

Provas

As provas (classificatórias e eliminatórias) serão realizadas presencialmente e estão marcadas para acontecer em Salvador – BA, no dia 14/11/21, às 14:10h.

Para quem vai se candidatar a programas com Acesso Direto, fique sabendo que a duração da prova, de caráter genérico, é de quatro horas. Ela conta com 25 Situações-Problemas, com 3 questões cada, e são divididas da seguinte maneira:

  • 15 Situações-Problemas de múltipla escolha, com peso 1 cada; e
  • 10 Situações-Problemas de resposta curta, com peso 1,5.

Já para quem vai fazer a prova de residência para especialidades com pré-requisito ou em anos adicionais, a duração da prova, de caráter específico, é um pouco menor, são três horas. Assim como as Situações-Problemas, são 15 de múltipla escolha. Cada uma delas também com 3 questões.

A pontuação obtida é determinada pela banca, variando entre 0,2 e 0,6. Assim, o somatório das 3 questões de cada Situação-Problema valerá 1 ponto.

Vale salientar que as referências bibliográficas para a elaboração das provas de residência médica são consideradas até o dia 02/09. Assim, conforme o edital, é considerado todo material publicado, até a data supracitada, pelo SUS, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira.

Além de considerar publicações feitas pelas Sociedades de Especialistas e publicações e manuais de ampla aceitação no cenário médico.

Por fim, fica atento, que vamos te avisando sobre a liberação dos editais das principais provas de residência médica do país.

Confira aqui o edital!