Dicas
Publicado em
15/5/25

Principais Diferenças entre o ENARE e o ENAMED: O que Mudou?

Escrito por:
Principais Diferenças entre o ENARE e o ENAMED: O que Mudou?

No fim de abril, o Ministério da Educação (MEC), divulgou a criação de um novo exame que unifica Enare e Enade, o Enamed. A mudança trouxe bastante impacto já que quem irá prestar prova de residência médica de acesso direto esse ano irá ter um exame com banca, estrutura e cronograma diferentes do esperado. Pensando nisso, o Eu Médico Residente vai te mostrar quais as principais diferenças entre o Enare e o Enamed.

O que é o Enare?

O Enare é o Exame Nacional de Residência e é o maior processo seletivo de residência médica, multi ou uniprofissional no país. Com ele o candidato pode, através de uma única nota, se candidatar a várias bancas de qualquer parte do país. Atualmente sua banca organizadora é a Fundação Getulio Vargas (FGV) e, na última edição do exame, contou com mais de 4.800 vagas de residência médica.

Para saber mais sobre o Enare, confira: Edital ENARE 2024/2025: Residência médica, cronograma, vagas e mais.

O que é o ENAMED?

O Enamed foi criado em abril como uma junção do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e do Enare. Isso porque o Enade é uma exigência para concluintes de medicina, aplicado a cada três anos, que servia como critério avaliativo das instituições de ensino (IES). No Enamed, o Enade deixa de existir e todos os concluintes de medicina estarão inscritos pelas IES e poderão usar a mesma nota da prova que avalia as instituições para inscrição na residência médica.

Principais Diferenças entre o ENARE e o ENAMED

Estrutura da prova

Uma das principais mudanças entre o Enare e o Enamed está na estrutura da avaliação. Enquanto o Enare para o acesso direto trazia uma prova objetiva com 100 questões divididas igualmente entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade (ou seja, 20 questões para cada), a prova do Enamed terá, além dos assuntos que constavam no Enare, Saúde Mental e Saúde Coletiva. 

Dessa forma, é provável que os conteúdos sejam redistribuídos, e as cinco áreas básicas presentes exclusivamente antes, percam um pouco de peso na nota.

Organização do processo seletivo

O cronograma e a organização do processo seletivo também sofreram alterações. No Enare, os candidatos interessados faziam a própria inscrição. Já no Enamed todos os estudantes de medicina que estão no último ano de graduação serão inscritos pela própria instituição

Apesar dessa inscrição automática, quem for concorrer à vagas de residência médica através desta nota deverá sinalizar o interesse e pagar a taxa de inscrição. Quem já se formou e quer concorrer a vagas de acesso direto que eram do Enare irá fazer a própria inscrição

Diferentes bancas organizadoras 

Uma das principais mudanças entre o antigo Enare e o Enamed é a banca avaliadora dos concursos. Desde o ano passado, a Fundação Getúlio Vargas passou a ser a responsável pelo Enare, e ela segue dessa forma com a prova multi e uni profissional além da residência médica com pré-requisito. 

Já para o Enamed a banca organizadora é o Inep, que foi o responsável pelo Enare desde a primeira prova até a aplicada em 2023. Com a mudança é muito provável que o estilo de avaliação lembre as provas aplicadas pelo Inep para o Enare, apesar disso, a prova deve seguir um modelo inteiramente novo já que além de servir como entrada para residência médica avalia também o conhecimento adquirido pelos médicos em toda a graduação.

Se você quiser ver como são as provas de residência apreciadas pelo Inep e pelo FGV, saiba que em todos os nossos cursos estão disponíveis um banco com mais de 60 mil questões, incluindo essas duas bancas e com a possibilidade de criar simulados personalizados, trazendo questões da FGV de diferentes avaliações, por exemplo. 

Se prepare corretamente para o novo Enamed

Com tantas mudanças, a preparação estratégica é fundamental. Pensando nisso, o Eu Médico Residente oferece o Extensivo R1, um curso preparatório completo, voltado para quem está no último ano da graduação e quer garantir uma vaga de residência médica de acesso direto. O curso tem uma abordagem prática, com foco em resolução de questões, revisões constantes e acompanhamento próximo da equipe docente. Ideal para quem precisa se adaptar ao novo modelo de prova com tranquilidade e eficiência.

Mas se você ainda está no internato e quer começar sua preparação com base sólida, o Extensivo Bases é a escolha certa. Com ele, você vai fortalecer seus conhecimentos fundamentais de forma gradual e estruturada, garantindo segurança para etapas futuras. 

E se o seu objetivo é uma residência com pré-requisito, como Cardiologia ou Oncologia, o Extensivo R + oferece um conteúdo direcionado, voltado para quem já fez ou está cursando Clínica Médica.
Leia Mais: