Mentalidade

Como vencer a desmotivação e avançar com os estudos

Publicado em
15
/
06/2021

Durante um projeto que consome muitos meses, como o estudo para a prova de residência médica, é muito comum ficarmos desmotivados em algumas etapas. 

Alternamos momentos muito produtivos e em outros ficamos com vontade de largar tudo.

São os altos e baixos naturais que todo estudante passa durante esse processo, porém é muito importante trabalhar a nossa mente entendendo que isso é normal e que precisamos encontrar formas de seguir adiante para não deixarmos o nosso sonho de lado.

Inicialmente passamos pelo trabalho de organizar e criar um bom ritmo de estudo, desta maneira estamos lutando para conseguir ficar em dia com o curso ou com nossas metas. Depois que conseguimos criar o ritmo é que nos damos conta o quanto é difícil manter o foco no objetivo e lutar a cada dia para manter a rotina de estudo.

Precisamos abrir mão de vários momentos de lazer e outros projetos precisam ser deixados para depois - tudo isso em prol de um objetivo que só será concretizado muitos meses à frente… 

Desta forma, precisamos continuar seguindo com nosso trabalho diário e constante, a fim de não deixarmos a situação sair do controle.

Estratégias simples podem ser colocadas em prática para ajudar a manter a motivação e o foco no objetivo da aprovação.

Primeiro, crie metas pequenas (semanais, por exemplo), pois cada vez que você atingir o seu objetivo será uma vitória que trará satisfação e vontade de fazer mais.

Segundo, viva o presente fazendo o melhor que você consegue! Evite ficar pensando no quanto falta ou se você conseguirá chegar ao final, pois isso só causa mais ansiedade.

Terceiro, evite se comparar com outras pessoas, cada aluno tem um ritmo e estratégias próprios e o mais importante é você encontrar o modelo que te ajuda a avançar aprendendo bem o conteúdo e conseguindo manter os assuntos através das revisões.

Quarto, em caso de atraso não se desespere! Trace estratégias para ajudá-lo a ficar em dia ou seguir em um ritmo que até a prova seja possível aprender os principais conteúdos para sua prova.

E finalmente, avalie o seu desempenho ao final de cada semana para reprogramar a semana seguinte de forma mais assertiva!

Colocando essas estratégias em prática, tenho certeza que perceberá sua evolução no estudo, e com isso você conseguirá ficar mais motivado a cada dia, seguindo adiante com a certeza que está no caminho certo.

A motivação precisa ser alimentada de forma frequente! 

Geralmente esperamos demais que as pessoas nos motivem e nos coloquem para cima, porém você precisa entender que a forma mais eficiente é a automotivação, esta sim é mais duradoura e profunda.

Não espere por circunstâncias favoráveis e nem momentos perfeitos durante todo o período de preparação. Isso é uma forma de se enganar e criar desculpas para não fazer o que precisa ser feito.

Faça o possível a cada momento e comemore seu esforço de forma diária, pois desta maneira você estará ensinando para o seu cérebro que este é o caminho correto e que deve ser seguido. Assim, ficará bem mais fácil manter o foco no seu objetivo, já que você não dependerá de ninguém para continuar na sua caminhada até a aprovação!!!


Forte abraço,

Diana Sette | Mentora - EMR