Residência Médica em Medicina do Trabalho
2 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Medicina do Trabalho possui 2 anos de duração. Os especialistas em formação possuem como prioridade à saúde física e mental do trabalhador, avaliando riscos, condições laborais e doenças relacionadas ao trabalho. Eles atuam na promoção, prevenção e recuperação da saúde no ambiente laboral, fiscalizando segurança, orientando sobre hábitos saudáveis e realizando exames admissionais e demissionais. Além disso, deve dominar legislação específica, gestão de serviços de saúde e elaboração de laudos técnicos, garantindo atendimento ético e integral aos trabalhadores.
Durante esse período, o residente atua na vigilância da saúde do trabalhador, atendendo diretamente pacientes e realizando rodízios em empresas, órgãos públicos e ambulatórios de diferentes especialidades para identificar doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, participa de treinamentos em serviços de atendimento pré-hospitalar, adquirindo experiência prática no manejo de acidentes laborais.
Atenção apurada para perceber detalhes do ambiente de trabalho e das queixas dos pacientes
Meticulosidade na análise de riscos e prevenção de doenças ocupacionais
Capacidade de realizar anamneses detalhadas
Atualização constante sobre legislações, normas trabalhistas e regulamentos de saúde ocupacional
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$12 mil por uma jornada de trabalho de 29 horas semanais