Residência Médica em Infectologia
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Infectologia é de acesso direto, com duração de três anos, voltada ao diagnóstico, estudo e tratamento de doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos e protozoários. O infectologista tem formação clínica ampla, com base em áreas como clínica médica, pediatria, imunologia e epidemiologia, o que o torna um profissional versátil. Pode atuar em diferentes frentes, desde o acompanhamento de infecções complexas, como em transplantados, até em comissões de controle de infecção hospitalar e medicina do viajante, além de exercer funções de médico generalista em alguns contextos.
Ao longo dos 3 anos o residente passa por rodízios específicos da infectologia como: infectologia pediátrica, UTI da Infectologia, CCIH e microbiologia. Mas também roda em rodízios mais gerais como Pneumologia, Neurologia, Gastroenterologia, Meningites e Endocardite.
Conhecimento médico amplo, aliado a sólida base em biologia e microbiologia
Capacidade de integrar saberes de diferentes áreas da medicina
Habilidade de criar vínculo, transmitindo confiança e acolhimento ao paciente
Sensibilidade para lidar com doenças estigmatizadas, como HIV e hepatites
Visão ampliada, considerando o contexto social, demográfico e institucional do paciente
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$ 9.600 para uma jornada de trabalho de 23 horas semanais