Mentalidade

Como organizar o estudo para ser Residente em 2022

Publicado em
02
/
02/2021

Estudar para as provas de Residência não é fácil, mas utilizando a metodologia correta você perceberá que é bem possível!

Inicie o seu projeto de estudo direcionando seu aprendizado para a banca que você escolheu. É muito importante conhecer a forma que o conteúdo é cobrado através da resolução de questões e simulados de provas anteriores.

Caso você pretenda fazer mais de uma prova, deve incluir simulados de todas elas.

Segue uma passo a passo do que não pode faltar na sua preparação:

  1. Aulas e/ou apostilas direcionadas para a Banca.
  2. Faça muitas questões selecionadas da Banca.
  3. Mantenha um ciclo de revisão contínuo.
  4. Planeje simulados frequentes.

Esses passos precisam fazer parte do seu dia a dia de estudo. Organize seus horários para conseguir criar metas que incluam todas essas atividades, mantendo o curso em dia. Regularidade no estudo é muito importante para um processo de estudo tranquilo e eficaz.

Vamos entender quais as principais dicas que te ajudarão a organizar o seu estudo para ser residente em 2022:

É importante fazer o primeiro planejamento dos horários testando quanto tempo leva para cumprir com as atividades da semana e já separar este tempo médio para as próximas semanas.

Fazer grande esforço para manter o curso em dia, pois quando os assuntos se acumulam muito, geralmente os alunos vão se desmotivando e perdendo o ritmo, levando muitos até mesmo a parar de estudar. Tente manter a REGULARIDADE.

Alerta: não existe semana perfeita! Imprevistos acontecem e o aluno precisa aprender a ser flexível e lidar com os atrasos.

Não se cobre com o resultado dos simulados, pois eles são exercícios para ajudá-lo a identificar os assuntos que precisam ser reforçados e como a banca coloca pegadinhas para induzir o candidato ao erro.

O início é sempre mais difícil, mas com o hábito vai ficando mais fácil

Ser eficiente no estudo é muito importante, pois motiva o aluno a seguir em frente. Sempre avalie seu desempenho e faça mudanças quando necessário. Não tenha medo de mudanças!

O mais importante para o estudo é a qualidade e não a quantidade - estude nos momentos em que você estiver bem e sentindo que está descansado para aprender.

Atenha-se ao cronograma da sua metodologia! Iniciar o estudo do dia já tendo em mente as atividades que visa realizar fará com que o seu tempo seja otimizado e te ajudará no cumprimento das suas metas. Se possível, estabeleça metas semanais!

Sempre que perceber que o assunto não ficou muito claro, retome-o e só siga para o próximo quando tiver certeza que aprendeu - evite deixar dúvidas pelo caminho.

Revise os conteúdos já estudados para não esquecer os detalhes.

Depois dessas dicas, tenho certeza que você estará preparado para organizar o seu estudo!